Benjamim Guimarães

Benjamim Guimarães
Benjamim ancorado no cais de São Francisco

sábado, 20 de março de 2010

Inteligência coletiva.

O que é inteligência coletiva?
É uma inteligência distribuída por toda a parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em mobilização efetiva das competências. Acrescentemos à nossa definição este complemento indispensável: a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuo das pessoas, senão o culto de comunidades fetichizadas ou hipostasiadas.
Uma inteligência distribuída por toda parte: tal é o nosso axioma inicial. Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade.

— Pierre Lévy in A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço
A soma dos saberes se transforma na cibercultura, Segundo essa perspectiva, o professor contemporâneo não é o único detentor do conhecimento, ele desempenha o papel de estimular os alunos, facilitando a troca de informações e a construção do conhecimento a partir do debate e da crítica, aprendendo e ensinando simultaneamente. Com os recursos da Internet, fica cada vez mais fácil lançar mão dessas possibilidades para ampliar (no tempo e no espaço) a inteligência coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário